Para levarmos uma vida saudável e cheia de alegrias, contar com boas amizades e um círculo social rico é importantíssimo. Quando estamos falando de Psicologia, os amigos, a família, os colegas do trabalho, da igreja, a rede de apoio social que a pessoa dispõe é considerada fator de proteção e recuperação da saúde psíquica. E isso ninguém pode negar.
Porém, não podemos acreditar que quem tem bons amigos não seria beneficiado com ajuda profissional psicológica em momentos de fragilidade emocional. Afinal, mesmo a melhor das amizades seria incapaz de substituir a ajuda especializada em situações de crise. Isso porque a relação terapêutica oferecida por especialistas é muito diferente daquela que estabelecemos com amigos e familiares.
Para ilustrar o tamanho dessa diferença, ofereço alguns exemplos. (1) Vamos imaginar que você está com um dente doendo muito e, pela situação em que ele se encontra, já desconfia que precisará extraí-lo. Diante disso, você permitiria que um bom amigo lhe arrancasse esse dente, visto que ele possui o melhor dos alicates? (2) Você precisou fazer um exame de raio x dos pulmões e, felizmente, conhece um amigo que enxerga muito bem. Você confiaria a interpretação desse exame à boa visão desse amigo ou voltaria ao médico que o solicitou?
Pois bem, notou o contraste? Uma professora muito querida costumava dizer que o psicólogo é o único profissional treinado para lidar com o sofrimento humano. E realmente é disso que se trata. É somente o profissional da psicologia que dispõe de conhecimentos e técnicas para escutar, trabalhar, sustentar, conter, dar forma e elaborar nossas dores, nossas tristezas e angústias. São psicólogos e psicólogas que nos ajudam a ser a melhor versão de nós mesmos na vida, no trabalho, nos relacionamentos, nas amizades.
Isso não quer dizer que a importância dos nossos amigos fica diminuída. Somente quer dizer que amigos não substituem especialistas. Por isso, se você está passando por um momento de muita dor, muita ansiedade, muita angústia, muita tristeza, enfim, uma situação de fragilidade emocional, não hesite em buscar ajuda especializada.
Por Larric Malacarne.
Deixe um comentário